Efeito Fade

30 outubro 2015

80 Anos de Mauricio de Sousa


Olá literários, pessoas apaixonadas por livros em geral!
Hoje vim aqui no blog para falar sobre um cartunista e empresário brasileiro, que criou uma das mais famosas turminhas que até hoje faz muito sucesso e que eu adoro muito, na verdade que eu amo.
Vocês sabem de quem estou falando??
Claro que estou falando sobre Mauricio de Sousa \o/
Afinal, por que o título dessa postagem ia ser 80 Anos de Mauricio de Sousaia ter uma foto com ele e não ser sobre ele??
Para quem não sabe dia 27 de Outubro de 2015 foi o aniversário de Mauricio de Sousa. Mas para quem está achando: "A Isadora é só mais um ano de vida. Por quê você está falando dele para gente?"
Bem, literários do meu coração...
Mauricio de Sousa completou nessa Terça-Feira 80 anos. E acho mais do que justo que esse cartunista tão incrível que marcou minha infância e marca minha vida até hoje, como sei que marca de muitas pessoas, seja homenageado de alguma forma.
E no meu caso resolvi fazer isso através do Blog falando um pouquinho sobre ele.

Quem é Maurício de Sousa?? Um pouco sobre ele...

Nascido em 27 de Outubro de 1935 em Santa Isabel que é um município de São Paulo, filho de Antônio Mauricio de Sousa e de Petronilha Araújo de Sousa. Se mudou para Mogi das Cruzes quando tinha poucos meses de vida, onde começou a desenhar cartazes e ilustrações para rádios e jornais.
Em 1954 arranjou uma vaga de repórter policial na Folha da Manhã, onde trabalhou durante cinco anos. Em 18 de Julho de 1959, com a aprovação da história do seu personagem Bidu, Mauricio de Sousa passa a desenhar histórias em quadrinhos em que conta dentro de suas tiras sobre o cãozinho Bidu e seu dono Franjinha. Foram a partir dessas histórias que surgiu o nosso famoso menino de cabelo espetado com cinco fios o Cebolinha.

Atualmente, o Bidu é o símbolo da empresa de Mauricio, a Mauricio de Sousa Produções. Mas o cãozinho Bidu não é seu primeiro personagem, o primeiro personagem de Mauricio de Sousa foi um super-herói chamado "Capitão Picolé".
Em 1963, cria junto com Lenita Miranda de Figueiredo a Folhinha de S. Paulo, mas foi nesse ano que surgiu a mais conhecida personagem de Mauricio a Mônica.

Pai de dez filhos, os quadrinhos de Mauricio de Sousa tem fama internacional, além de terem já sido adaptados para o cinema, para a televisão e para vídeo-games, tem também uma série de produtos com a marca dos personagens.

Existia o Parque da Turma da Mônica, localizado em São Paulo mas esse foi fechado em fevereiro de 2010. Como também foi fechado o de Curitiba em 2000 e o do Rio de Janeiro no início de 2005. Para a nossa tristeza :(

As revistas de Mauricio foram lançadas pela editora Abril, depois pela editora Globo em conjunto com os estúdios Mauricio de Sousa, mas a parti de janeiro de 2007 ela passou a ser publicada pela Panini.






Inspiração para personagens

Mauricio de Sousa e seus 10 filhos. Da esquerda para direita: Mauricio Takeda (Do Contra), Mauro Takeda e Sousa (Nimbus), Marina Takeda e Sousa, Marcelo Pereira de Sousa (Marcelinho), Mônica Spada e Sousa, Magali Spada e Sousa, Vanda Signorelli e Sousa (uma das gêmeas), Mauricio Spada e Sousa (Professor Spada/Dr. Spam), Mariângela Spada e Sousa (Maria Cebolinha) e Valéria Signorelli (a outra gêmea) e no meio Mauricio de Sousa.
Alguns dos personagens de Mauricio de Sousa são inspirados em seus amigos de infância, mas Mauricio sempre criou personagens baseados em seus filhos, tais como: a Mônica, a Magali, a Marina, a Maria Cebolinha (inspirada na Mariângela), o Nimbus (inspirado no Mauro), o Do Contra (inspirado em Mauricio Takeda), as gêmeas Vanda e Valéria, o Professor Spada/Dr. Spam (inspirado em Mauricio Spada e Sousa) e o certinho Marcelinho novo integrante da Turma da Mônica (inspirado em Marcelo Pereira de Sousa).
Alguns dos filhos de Mauricio passaram a trabalhar com ele. Mônica é responsável pela divisão comercial de alimentos e produtos licenciados, Magali colabora como roteirista e Marina ajuda na criação de novas histórias.

Personagens




Turma da Mônica: a turminha mais famosa criada por Mauricio de Sousa. Protagonizada por Mônica e seus amigos Cebolinha, Cascão e Magali.





Turma da Mônica Baby: é a versão bebê da Turma da Mônica e surgiu no início do ano de 1990.


Turma da Mônica Jovem - TMJ (2008): a turminha cresceu e agora estão com 15 anos. Mudaram um pouco o Cebolinha tem cabelo mas ainda marcado como se fosse os cincos fios e não fala errado mas ás vezes acaba dando uns escorregões, a Mônica não corre mais atrás dos meninos para bater com o coelhinho, a Magali não é mais comilona e o Cascão por incrível que pareça toma banho mas de vez em quando fica suado e fica com o cheirinho de sempre rsrsrs 
Apesar das mudanças a turminha continua a viver grandes aventuras para a nossa alegria :D








Turma da Mônica Toy (2013): é uma versão em miniatura da Turma da Mônica. As animações são em 2D e sem diálogos e são voltadas para o público juvenil e adulto.





Turma do Chico Bento: é uma turma de crianças que vivem no meio rural, típico das cidades pequenas no interior do Brasil.







Chico Bento Moço - CMB (2013): assim como a Turma da Mônica Jovem esta versão mostra o Chico Bento como um jovem de 18 anos que agora enfrenta os desafios da cidade para conquistar seu emprego.






Turma do Bidu: o cachorrinho do personagem Franjinha o Bidu também tem sua própria turminha que são todos animais de estimações. Como cachorros, gatos, etc. Mas também tem uma pedra com quem eles falam rsrsrs







Turma da Tina: a turminha é formada por adolescentes, que estão envolvidos com suas faculdades, paqueras, entre outras coisas.


Turma do Penadinho: são aventuras com personagens típico de histórias de terror que fariam qualquer criança ficar com medo que vivem no cemitério. Ui!!! Mas tem um fantasminha muito simpático, um vampiro com um nome bem brasileiro, um lobisomem, uma múmia, o Frank Einstein e até a própria Morte faz parte dessa turma.







Horácio (1963): um pequeno e fofo dinossauro órfão, que tem um grande coração. Diz-se que é a partir de Horácio, que Mauricio expressa sua Moral e Ética.





Turma do Piteco: personagens adultos, que vivem ainda na pré-história. Com homens caçando ainda dinossauros, morando em cavernas, etc.




Astronauta (1975): um aventureiro espacial brasileiro solitário que utiliza sua nave redonda para explorar e viver aventuras.







Turma da Mata: grupo de animais selvagens africanos e brasileiros, que vivem num reino de um Leão e que tem um elefante muito simpático chamado Jotalhão.








Papa-Capim (1975): um indiozinho brasileiro ainda criança, um curumim vivendo inúmeras aventuras.







Nico Demo (1966): ao contrário dos outros personagens de Mauricio, esse garoto é muito sarcástico e malvado.




Turma do Pelézinho (1976): todo mundo já deve imaginar quem realmente é o personagem dessa turma?? Claro que é o nosso Pelé, Edson Arantes do Nascimento. É uma turminha de crianças com histórias sempre envolvendo o tema Futebol. A revistinha circulou na década de 1970 e as tirinhas saíam diariamente na Folha.





Dieguito: inspirado em Diego Maradona, a pedido pessoal do próprio a Mauricio, inspirado no sucesso da Turma do Pelézinho. São séries inteiras de tiras, destinadas ao público argentino, todavia, jamais seriam publicadas e o projeto seria congelado em razão das transferências clubísticas de Maradona e de seus problemas pessoais, estando atualmente nos arquivos de Mauricio de Sousa Produções e com a família do jogador. O personagem só seria apresentado em 2005, em uma animação para o programa televisivo que Maradona apresentava. Nela, Dieguito jogava bola com Pelézinho.


Ronaldinho Gaúcho (2005): inspirado também no jogador de futebol Ronaldo de Assis Moreira. A revista foi lançada pelo cartunista em 28 de Dezembro de 2005, em Porto Alegre, em evento que contou com a presença do craque gaúcho. O personagem tem as cores da bandeira brasileira, como também a exemplo do jogador na vida real usa um pingente com a letra R. Sua turma contracena com a Turma da Mônica e inclui sua mãe e os irmãos Daisy e Assis.






Ronaldo, o Fenômeno: inspirado em Ronaldo Luís Nazário de Lima, tal qual a turma do Dieguito, as tiras de Ronaldo jamais foram publicadas.





Neymar Jr. (2013): lançada recentemente e logicamente inspirada em Neymar que durante os últimos anos havia se destacado como jogador dos Santos. A revista segue claramente o mesmo estilo de Pelézinho e Ronaldinho com jogadores de futebol como crianças em suas próprias turminhas.








E enfim estamos chegando ao fim meus literários. Acho que alguns estão dando graças a Deus por eu ter terminado de falar sobre o Mauricio. É acho que me empolguei o.O então desculpa a todos por isso. Mas é porque não dava para falar desse grande cartunista sem explorar um pouco sua vida e seus personagens. Sendo que acho que como eu, vocês não deviam conhecer alguns.

Acervo de gibis pessoal



Eu realmente posso dizer que são 80 anos de Mauricio de Sousa que marcaram minha vida e a de muitas outras crianças, afinal quando aprendi a ler foi com os meus gibis da Turma da Mônica que meu pai me dava e minha mãe me ensinava a ler. Claro que sempre me lembrando que eu não podia trocar o R pelo L como o Cebolinha, ou falar que nem o Chico Bento rsrsrs



Acervo de gibis pessoal





Como toda a Turma da Mônica eu cresci, mas não tenho coragem de abri mão desses meus pequenos gibis e meu começo de paixão pela leitura. Leio a TMJ e o CBM, mas ás vezes bate aquela nostalgia e volto para os meus gibis. Essa é só uma parte do meu acervo de gibis em casa, não tem nem metade rsrsrs






E é isso meus literários queridos, espero que tenham gostado de saber mais sobre Mauricio de Sousa e que possam comentar com a gente sobre as experiências de vocês com esse cartunista incrível.
E o que todo o Ler é Literário tem a dizer para Mauricio é Parabéns um tantinho atrasado, mas com muito carinho pelos seus 80 anos de vida e que venham mais aninhos por aí.
Obrigada mais uma vez pela atenção de todos e fui.

Fontes de Pesquisa: Wikipédia - Mauricio de Sousa

Nenhum comentário :

Postar um comentário